Bio

Débora Ludwig nasceu em 1986, na cidade de Toledo/PR.

Em 2008, formou-se em Artes Visuais no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi uma análise da pesquisa poética que a artista vinha realizando nos últimos anos, e apresentado ao Bacharelado em Artes Visuais: Gravura, Pintura e Escultura, sob a orientação do Prof. Dercy Pereira.

Suas pinturas carregam a utilização de materiais e texturas para representar e transmitir sua convicção no fazer artístico. Embora o remeta a algumas tendências artísticas, procura ter sua própria identidade, através de uma busca intensa tentando alcançar um estilo próprio. Além disso, os trabalhos, tanto pinturas como fotografias, abrem um leque de possibilidades de diálogo com o observador, possibilitam um tipo de contemplação criativa, onde a cada novo olhar se tem um novo quadro, fazendo com que permaneça no contemporâneo.

Em 2012, concluiu o curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em História da Arte: Teoria e Crítica do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Sob orientação do Prof. Me Natalicio Batista Jr, seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como ênfase a América Latina (Título: Arte-latinoamericana: do moderno ao contemporâneo). O objetivo foi analisar as mudanças que ocorreram nas produções artísticas a partir dos anos de 1960, com maior enfoque na América Latina. Uma revisão sobre a modernidade e a contemporaneidade no contexto eurocêntrico, desde os artistas aos críticos de arte e historiadores. Deste modo, há uma contextualização histórica e sócio-político latino-americana, e a maneira como se deu o movimento moderno nos países latinos. Refletimos e pensamos a produção artística na América Latina, apresentando suas poéticas e temáticas, vendo na prática as transformações que ocorreram tanto no objeto artístico como na relação entre artista e público ao longo dos últimos anos.

Atualmente, a artista vive e trabalha em São Paulo/SP.

 

CURRÍCULO

FORMAÇÃO ACADÊMICA

 

Pós-Graduada (Lato Sensu) em História da Arte: Teoria e Crítica. Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, conclusão em 2012. Título: Arte-latinoamericana: do moderno ao contemporâneo. Orientador: Prof. Me Natalicio Batista Jr. Palavras-chave: arte latino-americana, arte contemporânea, história e crítica, século 20 e 21, artes visuais.

 

“Estética (Pós-modernidade: a crítica da cultura moderna)” In: Programa de Pós-Graduação – Área de Filosofia, com orientação de Prof. Dr. Ricardo Nascimento Fabbrini. Local: Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. (Participação/Aluna-Ouvinte)

 

Graduada em Artes Visuais. Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, conclusão em 2008.

 

APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

 

2012

“Fotografia para Artistas” ministrado pela artista visual Celia Saito. Local: Casa Contemporânea. De 03 a 24 de setembro de 2012.

 

2011

“Oficina de Encadernação - Capa Dura” orientado pelo conservador-restaurador Dênis Pagani. Local: Casa Contemporânea.

 

2011

“Oficina de Encadernação - Capa Flexível” orientado pelo conservador-restaurador Dênis Pagani. Local: Casa Contemporânea.

 

2008

“ História e Arte: Experiências de Pesquisa” In: V Semana de Artes Visuais. Local: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. (Participação/Palestra)

 

“Fim de Tarde com Arte” com o artista Evandro Carlos Jardim. Local: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. (Participação/Palestra)

 

“Gravura: arte, ensino e mercado” proferida pelos artistas Scheila Goloborotko e Eduardo Besen. Local: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. (Participação/Palestra)

 

2007

“Entre-imagens: Múltiplas (áudio) visualidades da ECLIPSE” com o artista visual Marco Buti. Local: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. (Participação/Palestra)

 

“Poesia Visual” ministrado pelo Professor Alfredo Espinosa. Local: Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura – Casa das Rosas. De 12 a 14 de junho de 2007.

 

“Fragmento ou espaço - o real a partir de Sigmund Freud” In: Movimento Cultural "Freud 150 anos – Arte do Inconsciente", com orientação de Tarsila do Amaral Neta e Regina Fabbrini. Oficina de Psicanálise Lacaniana e Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. (Participação/Café Filosófico)

 

“O Suicídio de Lucrécia, de Guido Reni” In: Curso Introdutório à História da Arte a partir da Coleção do MASP, com orientação de Renato Brolezzi. Setor Educativo do MASP. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. (Participação/Palestra)

 

“A Virgem Amamentando o Menino e São João Batista Criança em Adoração, de Giampietrino” In: Curso Introdutório à História da Arte a partir da Coleção do MASP, com orientação de Renato Brolezzi. Setor Educativo do MASP. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. (Participação/Palestra)

 

2006

Semana de Arte e Cultura Belas Artes 2006. Comissão organizadora: Prof. Carlos Augusto do Amaral Sampaio, Profa. Daniela Maria Bresciani Canto, Profa. Helena Escobar da Silva Freddi, Profa. Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva, Profa. Stela Regina Fischer. Local: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. De 16 a 20 de outubro de 2006. (Participação/Palestra)

 

2005

I Encontro Internacional para o Estudo de Semiosfera. Organização: OKTIABR - Grupo de Pesquisa para o Estudo da Semiosfera - COS/PUC-SP. Local: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. De 22 a 27 de agosto de 2005. (Participação/Palestra)

 

2004

“Desenho utilizando o Hemisfério Direito do Cérebro”. Local: Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude. De 15 de abril a 04 de novembro de 2004.

 

EXPOSIÇÕES COLETIVAS

 

2012

“O Real Redefinido”. Galeria Traço Livre, São Paulo, SP, Brasil.

 

2011

“Reencontro”. Coletivo Galeria, São Paulo, SP, Brasil.

 

2010

“Nova Realidade”. Café Paon, São Paulo, SP, Brasil.

 

IDIOMAS

 

Inglês: Nível intermediário para conversação, fluência em escrita e leitura.

Alemão: Nível intermediário para conversação, fluência em escrita e leitura.

Espanhol: Nível básico para conversação, fluência em escrita e leitura.